fbpx

#feliz na sua pele

Já pensou em férias de verão sem areia nos pés?

 

                                                 
Quando se fala em férias que envolvem o verão é praticamente uma unanimidade: a maioria já sonha com a praia. Mas há quem não goste muito de praias cheias de gente, de mergulhar na água fria do mar ou ficar estendido na toalha a “torrar” ao sol e quem simplesmente não possa desfrutar da época balnear por questões de saúde. Para todas estas pessoas há alternativas à praia bem interessantes, que não implicam um boicote aos dias de sol e calor.

Mas se pensa que já não vai a tempo de umas boas férias, apenas porque o mês de Agosto já lá vai, engana-se: há várias razões para ir de férias em setembro e desfrutar de muitos dos encantos que este mês transformador tem para partilhar.

Este mês é absolutamente encantador por vários motivos: os preços são mais acessíveis, as enchentes e filas diminuem e toda a confusão típica da época alta e ainda consegue aproveitar os dias de verão. Prevêem-se boas temperaturas e assim poderá aperfeiçoar o seu bronzeado – mas nunca se esqueça de proteger a sua pele! Sejamos amigas e cuidadoras da nossa pele. Ela merece.

Por isso, a Hidrolact reuniu algumas sugestões de atividades que podem ser igualmente divertidas, promovem o exercício físico e ainda funcionam como alavanca no processo de envelhecimento ativo. Siga as nossas sugestões e deixe de ter areia nos pés.

Museus, exposições e teatro

Independentemente do local onde habita, haverá sempre um museu, exposição ou centro cultural para visitar. Da pintura à fotografia, passando pela escultura, vídeo, desenho, etc. Esta pode sempre ser uma boa alternativa pois estes locais estarão menos cheios e, com maior calma e tranquilidade, podemos gozar as exposições. E ao domingo de manhã, por exemplo, muitas são, inclusive, gratuitas.

Uma excelente opção para dias tórridos de verão e uma das melhores alternativas à praia, pois o ambiente é climatizado e ideal para estimular a mente e a sua criatividade.

Sugestões:

  • World of Discoveries – um ponto de visita obrigatório na cidade do Porto. Um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo até então desconhecido.
  • Basílica da Estrela – uma das igrejas mais impressionantes e encantadoras de Lisboa. Vale a pena demorar-se a contemplar a obra impressionante da igreja e a conhecer os seus arredores.
  • A Feira Medieval de Palmela está de volta ao Castelo e Centro Histórico da vila, de 23 a 25 de setembro.
  • Teatro Politeama – O espetáculo incrível deMulheres à beira de um ataque de nervos” de Filipe La Féria (até 30 dezembro de 2022).
  • Santa Casa Alfama – Nos dias 23 e 24 de setembro, Alfama volta a encher-se de fado para um Festival que já conquistou o coração do público.

 

Pesca

Se nunca foi à pesca, é hora de experimentar! Esta atividade é saudável, e não requer um elevado esforço físico, pois o seu objetivo é ajudar a relaxar, mais do que ajudar a economizar ao jantar, levando para casa dois ou três peixes, frutos de um dia bem passado. E, como sabe, o bem-estar psicológico é benéfico para o seu corpo e para a sua longevidade.

Sugestões:

  • As costas de Lisboa e Sesimbra, não só pela localização geográfica, mas também pela riqueza do oceano nessa zona. Nestes locais, há empresas que promovem programas para todo o tipo de pessoas, desde os mais jovens ou inexperientes, aos pescadores profissionais.
  • Nas águas ricas dos Açores também há locais onde a experiência da pesca lúdica pode ser inesquecível, como por exemplo um passeio nas águas rasas do Pico, que é adequada tanto para iniciantes como profissionais.

 

Piquenique

Há lá coisa melhor do que reunir a família ou os amigos ao ar livre num piquenique? Escolha um grupo restrito a aproveite um piquenique para um bom convívio, pondo a conversa em dia. Estenda uma manta no chão ou aproveite as mesas e bancos disponíveis um pouco por todo o país para uma refeição descontraída. Efetivamente um piquenique é uma das melhores alternativas à praia, uma excelente opção de lazer para quem quer aproveitar o bom tempo ao ar livre, num local mais calmo e fresco.

 Sugestões:

  • Jardim da Cerca da Graça – É um segredo mal guardado à vista de todos. Ainda poucos o conhecem, mas é o maior espaço verde de acesso público da zona histórica de Lisboa.
  • Parque da Lavandeira – Este parque em Vila Nova de Gaia é composto por um conjunto de ambientes diferentes, que fazem dele um lugar especial para descobrir com tempo. Nos seus 11 hectares, há muitas espécies animais e um parque de merendas.

 

Bicicleta

Aproveite o facto de o número de ciclovias ter aumentado e faça passeios de bicicleta este verão. Parta logo de manhãzinha ou, em alternativa, ao final da tarde para não apanhar tanto calor e exercite-se ao mesmo tempo que admira a vista.

Andar de bicicleta ajuda a fazer exercício e é uma boa forma de socialização, se fizer passeios em grupo. Dá uma sensação de liberdade e alegria e, claro, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Sabia que quem anda de bicicleta regularmente apresenta um nível de condição física equivalente a ser 10 anos mais novo?

Sugestões:

  • As melhores ciclovias no Norte – Pista de Cicloturismo de Guimarães, Ecovia do Rio Lima, Parque de Cidade no Porto e Ecopista dos Sabores.
  • As melhores ciclovias no Centro – Ecopista do Dão, Ciclovias de Coimbra, Ciclovias de Mira, Ecopista do Ramal do Lena, Ecopista da Várzea da Rainha e Ciclovia de São Pedro de Moel.

 

Caminhadas

São grátis, versáteis e divertidas. As caminhadas podem ser uma das alternativas à praia em dias mais quentes, seja para conhecer melhor as ruas de uma cidade ou para caminhar por passadiços e desfrutar da natureza. Conseguem proporcionar verdadeiros momentos de lazer que podem ser vividos sozinha, a pares ou em pequenos grupos e que funcionam como exercício de baixo impacto. Ou seja, que diminui e previne o desenvolvimento de incapacidades físicas, mantendo ativos corpo e mente.

Sugestões:

Passadiços do Sistelo e Passadiço das Fragas de São Simão. Há passadiços em Portugal, de norte a sul, para todos os gostos. Uns mais curtos, outros mais longos, mas todos com paisagens de cortar a respiração.

Mas há mais para fazer longe dos areais como cinema ao ar livre, passear por ruínas ou visitar vinhas. Portugal tem tantos destinos incríveis para quem quer passar longe da maresia e que oferecem encantos de encher os olhos. Agora que já conhece algumas alternativas à praia, saia de casa, divirta-se, apanhe sol e não se esqueça de cuidar da sua pele neste verão! Sim, porque o verão ainda não acabou, vai bem a tempo de aproveitar e desfrutar. Coma bem, viva bem,  hidrate-se bem e o resto vem!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest