Nos últimos meses, muito foi dito sobre a importância de manter a mente ativa durante a pandemia. Devido à disseminação e propagação da Covid-19, o nosso dia-a-dia trouxe ao de cima inseguranças e muitas incertezas.
Envolvidas em notícias negativas, a ansiedade e tensão tomaram conta de nós. Nunca foi tão importante estarmos atentas e priorizarmos a nossa saúde mental. Mas como é que podemos fazê-lo? Como é que conseguimos encontrar o equilíbrio num momento tão delicado?
No post de hoje do blogue #feliznasuapele, vamos falar da importância da saúde mental, como podemos mantê-la durante a pandemia e como exercitar o seu corpo e a mente.
Qual a importância da saúde mental na minha vida?
Muitas vezes damos prioridade à nossa saúde física e esquecemo-nos da saúde mental, mas não é possível separá-las. Ser saudável fisicamente implica que sejamos saudáveis mentalmente.
Quando estamos mentalmente saudáveis, sentimo-nos bem connosco próprias e na relação com o próximo; lidamos com as adversidades de maneira positiva e temos confiança para encararmos o presente e o futuro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma definição exata sobre o que é saúde mental. Porém, a OMS relaciona-a com um “estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”.
São vários os fatores que podem influenciar e alterar a saúde mental de todas nós. Relações pessoais, acontecimentos, experiências e fatores biológicos são alguns dos exemplos que podemos destacar. Dessa forma, devemos manter-nos alertas e cuidar do corpo e da mente com a mesma atenção.
O que posso fazer para manter a mente ativa na pandemia?
Como vimos acima, determinados acontecimentos podem influenciar a nossa saúde. E, como sabemos, estamos a enfrentar uma pandemia há um ano, com dois confinamentos. Nesta altura, muitas de nós deixamo-nos vencer pelo desânimo e enfrentamos um certo sedentarismo.
Mas temos que contrariar este estado! É muitíssimo importante vencer todas estas adversidades e mantermo-nos ativas, com o objetivo de preservar a nossa mente saudável e ativa.
Vamos deixar em baixo algumas dicas que preparámos para si e que a vão ajudar a passar por esta fase de uma forma mais leve, e claro, dentro dos possíveis.
Os exercícios físicos são grandes aliados da saúde (e podem ser muito divertidos!) Movimentar o corpo é uma ótima maneira de se manter em equilíbrio. Muito para além da estética, os exercícios físicos são grandes aliados da saúde e do bem-estar. Afinal, através das atividades físicas podemos aumentar a disposição para a realização de outras tarefas e, ainda, fortalecemos os músculos e os nossos ossos.
Além dos benefícios citados acima, a prática de exercícios físicos ajuda na melhoria da nossa flexibilidade e da nossa capacidade funcional, interfere na qualidade do sono e do humor (para melhor, claro!) e ainda ajuda na promoção da autoestima e do bem-estar.
Devido às restrições da pandemia, os exercícios que antes eram realizados em ginásios, devem ser feitos em casa ou ao ar livre.
Porém, não é desculpa para ficarmos paradas. Afinal, manter um comportamento sedentário não traz nenhum benefício, bem pelo contrário.
Há, hoje em dia, várias apps que nos fazem movimentar em casa. Desde Pilates ao Yoga, ginástica de manutenção, enfim, muitas são as opções à distância de um clique. Veja se o seu ginásio tem disponíveis exercícios adaptados para si, bem como aulas em direto! É divertido… experimente!
Portanto, não há desculpas, devemos sempre respeitar o nosso próprio corpo. Não deixe de inserir na sua rotina a atividade física. Alguns minutos dedicados a atividades como alongamentos simples e práticas de fortalecimento muscular farão imensa diferença na sua disposição e ajudarão quando for altura de retomar as suas atividades no contexto pós-confinamento, porque sim, esse dia vai chegar! Além disso, é uma excelente maneira de manter a mente ativa na pandemia.
Exercitar a mente é mais fácil (e prazeroso) do que parece.
O ditado “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido, pois não? Por isso, é importante manter o cérebro sempre em constante exercício e tentar pensar sempre em coisas positivas. Vamos deixar o negativismo de parte! Isso
vai fazer com que se afaste das notícias negativas que todos os dias entram pelos nossos telefones, televisões, computadores… e que nos consomem imensa energia.
Assim, as atividades que temos como hobbies podem ser grandes aliadas nesta fase das nossas vidas. Aproveite o tempo livre para “desligar do mundo” e dedique-se a uma boa leitura, um quebra-cabeça divertido, um puzzle ou outros jogos da sua preferência.
Livros como “Comer, orar, amar” de Elizabeth M. Gilbert e “As Deusas e as mulheres maduras” de Jean Shinoda Bolen podem ser bons começos para uma rotina de leitura. E, para além disso, trazem-nos histórias que nos podem inspirar, nem que seja só por uns instantes!
Quebra-cabeças e outros puzzles são facilmente encontrados em sites, aplicações e até em revistas e jornais.
Também pode ser o momento para descobrir novos talentos manuais, como pintura, bordados, arranjos florais (a Primavera está a chegar). E há melhor forma de manter a mente ativa na pandemia?
Aconselhamos a procura de um profissional de saúde caso estas dicas não sejam suficientes para se sentir melhor.
Agora já sabe a importância de ter uma mente ativa e o quanto é benéfico para a sua vida. Pode ir acompanhando o nosso blogue e as nossas redes sociais. Estamos sempre a pensar em si, para que seja #feliznasuapele.
0 comentários