Ajuda para planear e organizar o casamento: sim ou não?
Ser feliz na pele de noiva, de mãe da noiva ou do noivo ou até de madrinha, significa estar de corpo e alma e aproveitar ao máximo o grande dia. Como é bom participar em cada momento do planeamento, escolher os doces, o bolo, visitar os possíveis espaços…
Este dia tão memorável e importante para a família é para ser desfrutado minuto a minuto, pois não se repete. Ninguém quer contratempos no dia do casamento. Este é um dia para não haver qualquer tipo de preocupação. Entretanto, a fase pré casamento também é stressante e desgastante. Há muito que se planear, resolver todos pormenores da decoração, do catering, da fotografia, etc…
Portanto, qualquer ajuda nesta fase é bem vinda! Por que não contratar um especialista no assunto, que vai indicar os melhores fornecedores, organizar, planear tudo e cuidar de toda a festa, para que o sonho se realize em grande? Sendo pequeno, médio ou um grande casamento, vale a pena investir na contratação de profissionais qualificados que terão sempre boas ideias e saberão organizar muito bem, pensando em todos os pormenores.
Hoje em dia é cada vez mais comum a contratação dos famosos wedding planners para organizar o dia do sim. Estes profissionais podem ser a garantia de toda a tranquilidade que os noivos e os seus pais merecem para poderem viver de forma plena o grande dia. E, na maior parte das vezes, é o tipo de serviço que só valorizamos quando experimentamos. Podem ser uma escolha do casal ou porque não uma prenda das mães dos noivos?
Conversamos com a Como Branco Weddings, uma empresa de wedding planning que está há mais de 10 anos no mercado, sobre as vantagens de contratar um wedding planner e algumas dicas que podem ser úteis para quem está a passar por esta situação .
1. Como a Marta vê a importância de um wedding planner para o casamento?
Em Portugal, a cultura de contratar um wedding planner não está muito enraizada, embora de há uns anos para cá isso tenha vindo a mudar gradualmente. Costumamos dizer que quem contrata um wedding planner está não só a contratar a nossa vasta experiência e conhecimento do mercado, mas também está a comprar tempo. Nos dias de hoje, o tempo é muito precioso, temos casais com vidas profissionais muito cheias, que sem a nossa ajuda nunca conseguiriam organizar com todo o detalhe o seu casamento. Além disso, no dia do casamento a presença de uma equipa profissional para coordenar tudo é a melhor prenda de casamento que um casal pode oferecer a si mesmo. O dia é para aproveitar com os amigos e família, não para se preocupar! Por todas estas razões, é indispensável ter profissionais do lado dos casais durante todo o processo do planeamento.
2. Se pudesse dar algumas dicas de como planear um casamento, o que diria? O que é fundamental?
Definir prioridades. O que é mais importante para o casal? É comida? É música? É o local em sim do casamento, a parte visual? Isto irá permitir perceber onde devemos gastar mais e onde podemos guardar apenas um pouco do orçamento. Outra coisa muito importante é ter um objetivo orçamental definido. Isso ajuda muito na gestão de expectativas e do nosso lado é bem mais fácil ajudar sabendo com o que podemos trabalhar. A última dica é “keep it simple”, na grande maioria das vezes as soluções mais simples são sempre as que melhor funcionam!
3. Quando a verba para o grande evento é de certa forma limitada, o que a Marta recomenda como prioridade? Ou seja, onde é melhor investir? No aluguer do espaço, buffet, DJ, fotógrafo…?
Fotografia, pois fica para a posteridade, esse é um ponto muito importante. Se não há muito orçamento, escolher um espaço já por si bem composto, bonito e que não precise de muito investimento em decoração é sempre uma boa aposta. Além disso, ter sempre em conta que o catering inclui algum material: mesas, toalhas, cadeiras. Compensa escolher um catering mais caro mas com muito e bom material já disponível do que ter que alugar tudo de fora.
4. Sabemos que a idade não é impeditivo para nada, mas não é muito comum vermos festas de casamentos de pessoas mais velhas. A Como Branco já fez algum casamento assim ? O que é que as pessoas mais maduras valorizam na sua festa?
Já trabalhámos com casais mais maduros, sim. Normalmente, a gestão emocional do casamento é mais fácil, racionalizam mais todas as decisões. Sabem o que querem, e optam pelo simples e prático. É valorizada a socialização durante o evento e menos a festa até de madrugada. A prioridade é criar condições para que todos possam passar um bom bocado, passando tempo juntos e aproveitando a presença de todas as pessoas à sua volta.
5. Como funciona o trabalho da Como Branco? O que pode destacar?
A Como Branco Weddings está há 10 anos no mercado. Especializamo-nos em Destination Weddings, trabalhamos muito com casais estrangeiros que escolhem Portugal como o destino do seu casamento. O que oferecemos é um serviço completo e integrado onde trabalhamos com o casal desde o início até ao fim.
Começamos por escolher o espaço do casamento e a definir o evento em si (nº de convidados, características, necessidades) e depois passamos à fase da contratação de todos os fornecedores (fotografia, vídeo, maquilhagem, cabelos, banda, catering, babysitters, transporte de convidados etc.). Todo este trabalho é feito pela nossa equipa de Wedding Planners, que, em trabalho conjunto com o casal, vai definindo o evento e tomando as decisões.
Em paralelo, a nossa equipa de Wedding stylist começa a definir o visual de cada evento, onde tudo é personalizado ao gosto do casal. Preparamos propostas de decoração completas para todos os eventos, organizando todos os detalhes, desde a paleta de cores, às flores, aos alugueres e mobiliários, personalização de elementos e à iluminação. Depois tratamos de fazer acontecer no dia, gerindo equipas, e todas as montagens e desmontagens necessárias.
Todo este trabalho conjunto entre as nossas Wedding Planners e Wedding Stylists, culmina no dia do casamento com ambas as frentes a serem trabalhadas no backstage do evento, contribuindo para o sucesso de cada evento e clientes satisfeitos!
E assim terminamos este artigo como uma mão cheia de dicas para que o seu momento, seja qual for a sua idade, seja simplesmente maravilhoso. Desfrute e seja feliz na pele de NOIVA!
0 comentários