Não é só da pele que falamos quando nos sentimos bem na nossa pele. Falamos também de saúde, física e mental. Falamos de liberdade, física e mental. Porque ao cuidarmos da nossa saúde, sentimos uma maior liberdade para viver mais e melhor a nossa vida.
A pele é um órgão maravilhoso do nosso corpo; tem várias camadas, cada uma com a sua função, tem elasticidade, tem tantas tonalidades e cambiantes, é mais resistente aqui, mais fina e sedosa ali, consegue naturalmente regenerar-se…tem, por assim dizer, super poderes. É a pele que nos cobre e protege do frio ou do calor, com os seus pêlos, ou cabelos. É através de milhões de sensores ligados ao cérebro que temos a informação das formas, volumes, temperaturas, texturas.
O tacto é das primeiras formas de conhecer o mundo, quando nascemos. A pele é o que nos liga ao exterior e ao mesmo tempo o que nos limita. Mas, a pele, inevitavelmente, com o passar do tempo, com o ritmo de vida atual, stress, níveis de poluição nas cidades etc, sobretudo a partir dos 50, vai perdendo a sua percentagem natural de água. Vamos secando.
Dito assim, parece terrível, mas calma, não entremos em pânico!
Para além de beber água com frequência durante o dia, de ter uma vida saudável, ou seja, com todas aquelas recomendações que sabemos, e que realmente ajudam a manter a boa saúde de uma maneira geral, existem outras formas de hidratar a nossa pele.
A aplicação de cremes de dia, de noite, serum, contorno dos olhos, máscaras, são grandes aliados para que a percentagem ideal de água se mantenha na pele. E não falo só da pele do rosto. A do corpo é também muito importante, com especial incidência na firmeza e tonicidade em certas zonas mais “críticas” (braços, pernas, joelhos, barriga), ou as nossas mãos que tanto utilizamos e que muitas vezes nos esquecemos delas.
Se, diariamente, conseguirmos um momento para nós, às vezes, quinze minutos bastam para “fazer as pazes” com a vida, sentirmos que estamos a descontrair, a viver, e que estamos a tratar de nós e dos que nos rodeiam.
Sejamos amigos e cuidadores da nossa pele. Ela merece. E nós merecemos também sentirmo-nos bem na nossa pele.
Luísa Cruz,
Atriz
0 comentários