No princípio deste mês trouxemos o tema menta ativa, desmitificámos este assunto e deixámos algumas dicas de como o exercício físico e o exercício da mente podem ser benéficos para si e para a sua saúde.
Hoje vamos dar-lhe mais algumas dicas de como se pode preparar e estar pronta para o desconfinamento, mas sempre com o foco que devemos manter a mente ativa e saudável.
Não se esqueça de quem mais gosta e mantenha o contato social através dos canais digitais
Conversar com quem mais gostamos aquece-nos o coração e fortalece a saúde mental. Com ou sem confinamento os nossos contatos estão sempre mais limitados e reduzidos, temos que nos resguardar… Ainda assim, as saudades apertam e a melhor maneira de diminuir este sentimento é usar a tecnologia a nosso favor, vamos manter os diálogos e fomentar os laços afetivos utilizando os canais digitais.
Conversas frequentes por vídeo chamadas são excelentes para mantermos a mente ativa. Aproveite a oportunidade para contar como foi o seu dia, ou como foi a sua semana, e recorde boas memórias dos tempos em que nos podíamos juntar todos, em almoços, lanches, jantares… falar sobre o que acontece connosco ajuda e muito a superar as adversidades que estamos a viver atualmente.
Tente desligar do tema PANDEMIA durante estes convívios e tente trazer tudo o que há de positivo ao de cima. Quando desligar, vai estar mais feliz, mais tranquila e com a sensação de que nem tudo é mau! Além disso, vai estar pronta para o desconfinamento e para os ajuntamentos que virão!
Quer um melhor relaxamento que a música?
Para muitas de nós, a música é uma terapia. Desenvolve um papel fundamental nas nossas vidas quando estamos a enfrentar momentos mais difíceis. Ao cantarmos uma música no carro ou ao dançarmos na cozinha, sentimo-nos bem melhor, acaba por ser libertador!
Quando cantamos ou quando dançamos, o nosso corpo liberta substâncias químicas que nos fazem sentir bem. Para além disso, a nossa relação com a música faz-nos desenvolver aspetos importantes como os nossos sentidos, a nossa sensibilidade, a concentração e até a paciência… E toda a gente precisa destas coisas no dia-a-dia.
Por isso, reservar alguns momentos do seu tempo para cantar e dançar é uma ótima maneira de encontrar descontração e de relaxar, e, ao mesmo tempo, tirar proveito de algum divertimento. E quem é que não precisa de se divertir um bocadinho?
Uma ótima maneira de estar pronta para o desconfinamento e futuros ajuntamentos é aventurar-se na cozinha.
Neste último ano, todas nós fomos “convidadas” a passar a maior parte do nosso tempo em casa. As idas aos restaurantes foram limitadas e muitas vezes proibidas. Estas adversidades também nos trouxeram mais tempo para nos dedicarmos à cozinha… e sabia que a cozinha nos pode ajudar a promover a nossa criatividade?
É verdade, aprender a fazer um prato novo, ou termos que improvisar porque chegamos à hora H e não temos alguns ingredientes para fazermos aquele prato que tínhamos planeado, ajuda a que tenhamos de “inventar”. Temos que adaptar o nosso prato aos ingredientes que temos e muitas vezes substituir o que nos falta por outro, o que nos ajuda a estimular a nossa criatividade. Faz-nos fazer coisas novas, experimentar coisas novas. E quem é que não gosta de experimentar um prato novo?
Além disso, quando pudermos nos juntar novamente, será divertido apresentar novos truques culinários ou pratos incríveis, o que acha?
O que posso fazer para diminuir a ansiedade num momento tão delicado?
- Em momentos de stress ou de aflição, pode fazer respiração diafragmática (inspirar três segundos enchendo a barriga de ar, segurar o ar durante mais
três segundos e expirar em seis segundos durante um ou dois minutos) pode ser uma ótima solução; - Manter uma alimentação saudável e adequada pode contribuir para
a manutenção e recuperação da sua saúde. Afinal, os alimentos exercem muito
mais funções para além de nos manter saciadas. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada garante boa nutrição e funcionamento correto de todo o corpo,
inclusive do cérebro. Devemos ainda, na altura de desconfinar, adequar a nossa alimentação a esta fase. Vamos precisar de mais energia e por consequência de alimentos que nos possam ser benéficos para um aumento da nossa atividade.
Com todas as nossas dicas, não há como não estar pronta para o desconfinamento, certo? Não se esqueça de acompanhar o nosso blogue e as nossas redes sociais. Estamos sempre a pensar em si, para que seja #feliznasuapele.
0 comentários